segunda-feira, setembro 01, 2008

DOM LUCENA TOMA POSSE COMO 3º BISPO DA DIOCESE DE GUARABIRA

A Diocede de Guarabira já tem seu novo bispo. Trata-se de Dom Francisco de Lucena. Sua sagração deu-se no último dia 17 de agosto (Caicó-RN) e a posse no dia 31 de agosto (Ontem)
Segundo o Vigário da Catedral de Nossa Senhora da Luz, Pe. Paulo José de Lima: "Queremos dizer ao novo Bispo desta querida Diocese de Guarabira do nosso carinho. Seja bem vindo, Dom Lucena. Receba deste povo o carinho que vossa reverendíssima merece. Bendito o que vem em nome do Senhor".
A acolhida em Guarabira, aconteceu no pátio da Igreja de Santo Antônio, na tarde de ontem quando uma grande multidão de fiéis de toda a Diocese lotou as dependências daquela igreja e desceu em caminhada até o pátio da Catedral de Nossa Senhora da Luz, onde foi celebrada a primeira missa pelo novo bispo.
Histórico da Diocese - Bula “Cum Exoptaret” - A Diocese de Guarabira foi criada por Sua Santidade Papa João Paulo II, em Roma, através da Bula "Cum Exoptaret", no dia 11 de outubro de 1980, desmembrada da Arquidiocese da Paraíba, da qual era Região Episcopal desde de 1976, e instalada como Diocese no dia 27 de dezembro de 1981, tendo como seu primeiro Bispo o Exmo. Revmo. Dom Marcelo Pinto Carvalheira.
Dom Marcelo pastoreou a Diocese de Guarabira, durante 14 anos, desde 27 de dezembro de 1981 até a data de 13 de janeiro de 1996, quando foi transferido para João Pessoa, a fim de tomar posse como Arcebispo da Paraíba.
No dia 17 de janeiro de 1996, o Revmo. Mons. José Nicodemos Rodrigues de Sousa assumiu a função de Administrador Diocesano até a data de 07 de junho de 1998. Nesta data, o Exmo. Revmo. Dom Antônio Muniz Fernandes, O. Carm. tomou posse como segundo Bispo da Diocese de Guarabira.
Por oito anos e cinco meses, Dom Antônio Muniz Fernades assumiu o pastoreio da Igreja Particular de Guarabira, quando aos 22 de novembro de 2006 foi nomeado, pelo Santo Padre, Arcebispo de Maceio-AL. Foi eleito pela Santa Sé, aos 2 de fevereiro do corrente, para administrador diocesano o Exmo. Revmo. Dom Jaime Vieira Rocha, atual bispo de Campina Grande. (Parte do texto foi retirado do site
http://diocesedeguarabira.org/).

Nenhum comentário: